Porto Alegre, 02 de fevereiro de 2011.
Circular Depto. de Sanshou 03/2011.
Nota de Esclarecimento
Sanshou ou Sanda
Em 1993, na Malásia houve uma discussão para que fosse definida qual nomenclatura que seria adotada para identificar melhor a modalidade de luta chinesa e nesta ocasião foi determinado o Sanshou como a terminologia oficial para ser usada pela IWUF.
No ano 2010, houve uma nova discussão a respeito do mesmo tema. Desta vez a própria IWUF reconheceu que o termo que se enquadraria de forma mais apropriada para a nossa modalidade seria “Sanda” e que, até mesmo porque, o termo se tornou mais conhecido internacionalmente, inclusive entre as modalidades de lutas profissionais; como o MMA. Desta maneira a IWUF começou uma campanha inversa, solicitando que todas as filiadas (federações nacionais), que a partir de agora, começassem a utilizar o termo “Sanda”. Logicamente que no Brasil faremos esta mudança de forma paulatina, divulgando aos filiados, professores, atletas, árbitros, praticantes e simpatizantes em geral, a nova adoção. Acredita-se que em poucos anos o nome Sanda se tornará mais forte e representativo que o termo Sanshou.
Em mandarim o termo Sanda além de ser o mais conhecido, é o mais apropriado para descrever a nossa modalidade. Para referência, Sanda é a aplicação prática de uma modalidade que se chama ou “se chamava” Sanshou.
João Guedes
Diretor Técnico de Sanshou – CBKW