De um estudante de Kung Fu se espera a prática dedicada. É um trabalho de longa duração. Deve envolver fé, resistência, e muitas cansativas, e as vezes dolorosas horas de treinamento. Combinando isso à altos pradrões de moral, caráter e disciplina mental, dão ao mesmo estudante um caminho muito árduo a seguir. Existem outros termos nas artes marciais chinesas: "Ch'uan Shu" (primeira arte), "Wu Shu" (arte marcial), e "Kuo Shu" (arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "Kung Fu".
O Kung Fu não é simplesmente uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficientes mas, também mostra ser um benefício mental e espiritual ao praticante. O corpo de um indivíduo não pode agir sem interferência da mente, e a mente deve ser orientada a acalmar o espírito.
A prática do verdadeiro 'kung fu' exige que os ensinamentos influenciem no dia a dia, em cada aspecto da vida do praticante. O kung fu une corpo, mente e espírito. Habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.